NATUREZA

 

Componentes curriculares: Química, Física e Biologia

 

As disciplinas que compõem esta área de conhecimento têm por objetivo tornar o aluno capaz de compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade; identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos; associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos; compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais; apropriar-se de conhecimentos da física, química e biologia em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções.

 

As questões contidas nesta área do conhecimento envolvem interpretação e análise dos fenômenos naturais, das questões de saúde pública relacionados ao nosso cotidiano e ainda de textos e/ou notícias sobre ciência e tecnologia com enunciados que acabam por integrar os conhecimentos da Química, Física e Biologia.

 

HUMANIDADES

 

Componentes curriculares: História, Geografia, Filosofia e Sociologia

 

As disciplinas que compõem esta área de conhecimento têm por objetivo tornar o aluno capaz de compreender os elementos culturais que constituem as identidades; compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder; compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais; entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social; utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade; compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

 

Nas questões contidas nesta área do conhecimento podem ser encontrados mapas, textos jornalísticos e filosóficos, gráficos, charges e outros recursos relacionados às questões sociais, políticas, econômicas e culturais da sociedade.

 

MATEMÁTICA

 

Componentes curriculares: Matemática

 

O objetivo desta área de conhecimento é tornar o aluno capaz de construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais; utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela; construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano; modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas; interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas.

 

As questões contidas nesta área do conhecimento exigem considerável concentração e interpretação de situações problema com base em contextos do cotidiano ou de textos atuais pertencentes a outros componentes curriculares que apresentam dados organizados em tabelas, gráficos e outros modos de apresentação.

LINGUAGENS

 

Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Literatura, Redação Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

 

As disciplinas que compõem esta área de conhecimento têm por objetivo tornar o aluno capaz de aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida; conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações; compreender e usar a linguagem corporal; compreender a arte como saber cultural e estético; analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens; compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens; compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

 

As questões apresentadas nesta área do conhecimento indicam o trabalho relacionado à compreensão e a utilização de imagens e palavras simbólicos (signos/símbolos) referentes às muitas formas de linguagens existentes no nosso cotidiano. A Língua Portuguesa (língua materna) tem o objetivo de organizar e ajudar na compreensão das tecnologias da informação e comunicação nas suas mais diversas situações de uso.

Fontes

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http://ensinomediodigital.fgv.br/areas-conhecimento

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